quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aprenda a ler os rótulos dos alimentos

Oieeeee pessoal!! 



        Hoje venho aqui explicar algo que acredito ser de muita utilidade para uma alimentação saudavel!!! Quero que entendam realmente a importância de se ler os rótulos dos alimentos que compramos no supermercado.
Gente, é sério, isso ajuda e muito nas escolhas de bons alimentos, pois o que mais se encontra nas prateleiras hoje em dia são alimentos integrais que, na verdade, não são integrais e o light com alto teor de sódio, sem contar no diet com alto índice de calorias. Bom, compreender as informações nutricionais nas embalagens dos produtos é um dos passos para se manter uma alimentação saudável!!

Assim como pesquisamos preços, vamos analisar os rótulos também?!? Para que entendam vou explicar alguns itens que estão escritos nas etiquetas dos produtos, e vocês verão que fica fácil, fácil ...



               Primeiramente, vamos encontrar a composição do alimento, ou seja, os ingredientes. Penso da seguinte forma; se você leu os ingredientes e não reconheceu nenhum daqueles nomes estranhos, (não sabe nem de onde eles saíram) lembre que seu organismo também não vai reconhecer, então a absorção e o aproveitamento para o seu corpo não vai ser nada legal. Fica a dica!

                
Itens que merecem sua atenção na hora de ler os rótulos:


Fibra alimentar: Ahhh as fibras são "as meninas dos olhos", sua ingestão  é fundamental para o organismo. Ajudam a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, o intestino trabalha super, mega feliz e, de quebra, aumentam a sensação de saciedade. Então galera, procure consumir alimentos com alto %VD (valor diário) dessa substância. Elas estão em vários tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e cereais integrais. Vinte e cinco gramas por dia já trazem todos esses benefícios.




Sódio: Cuidado com ele... Presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados, salgadinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, o sódio atua na regulação hídrica e até no funcionamento do cérebro. Mas, em excesso, pode ser muito, muito, muito prejudicial, provocando retenção de líquidos e aumento na pressão. O melhor seria evitar alimentos com %VD de sódio alto. A necessidade diária é de 2400 miligramas.

Tudo que é insdustrializado possui "bastanteeee sódio"! Então.... posso falar? Tire eles aos poucos de sua vida.... você vai se sentir "beeeem melhor!!!"




Outra informação interessante: olhar os rótulos e a ordem em que os ingredientes estão. Ingredientes em maior proporção ficam em primeiro lugar na lista, ou seja, o que você deseja em maior quantidade deve estar lá no topo. OK?



Então analisem, se levarem este primeiro achocolatado estarão levando mais açucar que cacau. Está correto isso???? Não, não, não... a segunda opção seria a mais indicada.

Outro produto que engana muito: barra de cereal. Se, você leu e na ordem dos ingredientes vir primeiro o açúcar ou derivados........ cooooooooooorre, pois este produto foi baseado em açucar e não no cereal, então fiquem atentos, o ideal no caso das barrinhas é começar por cereais (flocos de aveia, milho, granola e outros) e depois vir os demais componentes em menor quantidade. 

É issoooooooo.... espero  que tenha auxiliado vocês nessa missão, de comprar os alimentos olhando realmente o valor nutricional e não apenas as calorias ou as gorduras.


Bjs da Nutri 
Comam Bem!!

sábado, 13 de julho de 2013

Receitinha do delicioso pão de queijo integral


Heyyy bom dia!!!
Bom, como o pão de queijo integral foi o maior sucesso, vou postar a receitinha conforme prometido!


Pois, missão dada é...... Missão cumprida né?!


Ingredientes:

1 xícara e 1/2 de chá de polvilho azedo
1/2 xícara de chá de aveia em flocos finos
500 gramas de queijo cottage (pode substituir por ricota também)
2 ovos


Modo de preparo

Misture tudo até um ponto consistente, faça as bolinhas e leve ao forno até dourar. Simples assim!!


segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Carboidrato não é o Vilão da história!

Olá galerinhaaaa,
       
Neste post venho aqui esclarecer um assunto muito importante na alimentação de todos. Muitas pessoas em atendimentos me dizem: "Yula eu amo pão, bolo, macarrão e arroz, como que eu faço?!" Outra pergunta frequente: "se eu tirar o arroz do almoço emagreço mais rápido?"
 
A resposta é simples: tudo vai depender da quantidade, qualidade e o horário em que você ingere este carboidrato! Mas uma coisa já posso adiantar, tirar o arroz do almoço não é a melhor solução! rs Até mesmo porque, o arroz e o feijão são o casal perfeito da nutrição, ricos em vitaminas, minerais e juntos completam os aminoácidos essenciais ao organismo.
 
1,2 Feijão com arroz... 3,4 feijão no prato... ops me empolguei haha

Os carboidratos geralmente são vistos como vilões da dieta, mas o que o torna vilão é o excesso na quantidade em que algumas pessoas consomem. Outros dois pontos que influenciam bastante são, o tipo de carboidrato (integral ou refinado, o "normal") e o horário em que estão sendo ingeridos. A quantidade deve ser controlada baseando-se no objetivo em que você busca. Ganho de massa muscular, perca de peso, definição, qual é o seu?

Os alimentos integrais não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento, e dessa forma, ainda possuem as películas que envolvem os grãos. Essas películas são ricas em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais. Por isso, alimentos como arroz, macarrão, biscoito e pão integral são considerados boas fontes de fibras alimentares, além de possuirem maiores quantidades de vitaminas B, B2, B5, B6 e de minerais como o fósforo e ferro. Aumentando o teor de fibras ingeridas você terá um maior aproveitamento dos nutrientes e uma melhor eficiência na redução de peso, já que a fibra alimentar dá a sensação de saciedade, reduzindo a fome e melhorando os resultados.
 
Estes nutrientes são responsáveis por fornecer energia e a sua falta faz com que o organismo use a massa magra como fonte de energia, ocasionando a perca de massa muscular. 
Oh my God!!!



Agora vou contar para vocês os horários e as quantidades que devem ser ingeridos

Café da manhã
A melhor opção é o pão integral, mas uma vez na semana pode comer o pão francês com fibras, só pra matar a vontade.

Almoço 
 Lembra que falei que o arroz e o feijão são o casal perfeito??? Então, eles são essenciais no almoço, mas a preferência é o arroz integral se ainda não se adaptou ao sabor, que tal prepará-lo com legumes, como arroz com cenoura ou com brócolis, à grega? Se você não come o arroz integral vamos começar aos poucos introduzí-lo em sua alimentação, coma 2 dias o branco e 1 dia o integral e quando for se adaptando tiramos o branco da sua alimentação, podendo colocá-lo apenas no final de semana, só pra matar a saudade, e quando menos perceber você vai querer só o integral.



Exercício Físico 

Conto os minutos pra chegar essa hora. rsrs... O horário que jamais podemos ficar sem carboidrato, pois são eles que proporcionarão energia para uma boa performance durante o treino e evitarão a fraqueza e a fome.




Noite
Primeiramente é importante jantar mais cedo às 19:00h, pois no período da noite seu metabolismo diminui queimando menos gordura, por isso neste horário faça mais controle na quantidade do carboidrato. (Lembrando que essa quantidade sempre dependerá do seu objetivo). Se treinar a noite seu jantar ficará para depois do treino independente do horário pois será uma ótima refeição pós treino.

À noite o ideal é  fazer refeições mais leves. Você pode até comer macarrão integral, arroz integral, batata doce, pão integral , porém associe com bastante verduras, legumes ou frutas.



Para que fiquem alegres e felizes relacionei uma lista de bons carboidratos, olha que beleza!!!
1. Comece o dia com pães, torradas integrais e cereais integrais: Tente a aveia, granola, linhaça, chia, quinoa, farinha de coco. Sempre acompanhado de proteina, a proteina no café da manhã ajuda a controlar a vontade de carboidrato à noite.
2. Para os lanches o carboidrato mais indicado são os cereais integrais citados a cima por serem ricos em fibras o que proporciona a saciedade.
3. Priorize arroz, macarrão, ou batata doce integral no seu almoço e jantar. (lembrando que, jantar é cedo) 4. Consuma feijão – são uma excelente fonte de carboidratos de digestão lenta, bem como uma excelente fonte de proteína.


Aproveitem!! Comam bem!!
Beijo da Nutri